ENDOCRINOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA 2022-03-21T08:30:41+00:00

O que é a Endocrinologia?

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano e faz o diagnóstico e tratamento das doenças das glândulas de secreção interna – glândulas endócrinas – diabetes e obesidade.

As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormonas.

A Endocrinologia tende a reconhecer e tratar os problemas com essas hormonas, ajudando a restabelecer o equilibrio do organismo. Esta especialidade é extremamente vasta, pois as hormonas regulam praticamente todas as funções orgânicas, portanto, as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.

Doenças acompanhadas nesta especialidade:

  • Diabetes:
    É uma doença metabólica crónica que se caracteriza pela alteração dos níveis de açúcar no sangue, resultante da falta de produção ou de acção da insulina, uma importante hormona produzida pelo pâncreas. O chamado “pré diabetes” é uma alteração do organismo que leva à acção da insulina. Existem ainda algumas doenças que podem provocar a diminuição da glicose sanguínea ou a hipoglicemia.

  • Obesidade/Nutrição:
    A Obesidade é uma doença que pode ser factor de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares. Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como sendo uma doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas, além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas e apesar de considerarmos que que apenas uma pequena dimensão dos casos de obesidade é provocado por excesso ou deficiência de algumas hormonas, frequentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos.

  • Doenças da Tiróide:
    É uma das maiores glândulas endócrinas do corpo que regula a produção de energia, de calor, de batimentos cardíacos e até o bom funcionamento do intestino. Pode ocorrer o hipertiroidismo, funcionamento excessivo da tiróide, com níveis aumentados de hormonas no sangue e as complicações decorrentes desse excesso; o hipotiroidismo, mau funcionamento da tiróide, levando à redução dos níveis sanguíneos das hormonas e suas consequências; o bócio, o crescimento exagerado da tiróide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos da tiróide

  • Osteoporose e Osteopenia:
    É uma doença em que a degradação estrutural e a diminuição da densidade mineral dos ossos aumentam o risco de fracturas ósseas, principalmente em idosos. Osteoporose é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis e porosos. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora a sua qualidade. Quanto maior a fragilidade óssea, maior é o risco de fractura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, após a menopausa, com a diminuição dos níveis de estrogénio, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento, falta de actividade física, consumo de álcool, tabagismo, hipovitaminose D e doenças crónicas. Osteopenia é um estágio anterior a osteoporose, onde a descalcificação óssea ainda está num grau leve, inicial, podendo ou não evoluir para osteoporose.

  • Alterações do crescimento:
    Baixa estatura, gigantismo, raquitismo, etc.

  • Doenças que afectam o desenvolvimento:
    Puberdade precoce, telarca e pubarca precoce. Puberdade tardia.

  • Doenças do metabolismo

  • Dislipidemias

  MÉDICO ESPECIALISTA

Dr. Eduardo Souto
Dr. Eduardo SoutoMédico Endocrinologista
resumo curricular
acordos / convencões

  ATENDIMENTO

   (+351) 227 330 640

   (+351) 964 029 330

  (+351) 961 788 984

  LOCALIZAÇÃO

Rua 33, nº 408, 4500-149 Espinho

O QUE DIZEM SOBRE NÓS

São milhares os pacientes que, ao longo de mais de 39 anos,
tivemos o prazer de cuidar.
Agradecemos, com muito orgulho, a todos aqueles que
nos deixaram uma palavra de apreço!

Sempre fui recebido com extrema simpatia, tanto pelos médicos como pelos auxiliares.

ANTÓNIO AUGUSTO

Devo destacar o profissionalismo e experiência acumulada do vosso corpo clínico.

MARIA ALICE

O cuidado e acompanhamento de todos os profissionais da vossa clínica é simplesmente incansável.

ALEXANDRA CRISTINA
0
Pacientes tratados
0
Atividade desde 1983
0
Médicos Especialistas
0
Departamentos

CONTACTE-NOS

Estamos totalmente disponíveis para responder às suas questões.